Mariam Mendonça

Mariam Mendonça

Sobre o Blog

Este blog tem como objectivo principal a divulgação do meu percurso pela Dança Oriental tal como toda a sua cultura inerente. Visa também ser um ponto de encontro para todos os amantes desta dança. Aqui podem encontrar documentos de investigação, páginas sobre eventos, receitas Árabes, etc.

SEJAM BEM-VINDOS E PARTICIPEM

YALLAH!!!

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

O Ballet na Dança Oriental

segunda-feira, 13 de setembro de 2010



O Ballet na Dança Oriental


Quando criamos uma coreografia estamos a enveredar por caminhos não desbravados e naturalmente inicia-se um processo de incessante procura e descoberta. Grande parte dessa procura é estimulada pela conquista da perfeição dos movimentos e por consequência da coreografia em si. Creio que atingir a perfeição técnica é o desejo de qualquer pessoa, em especial o meu pois sou uma perfeccionista nata.




Tal característica, juntamente com a enorme teimosia e curiosidade também habituais em mim, leva-me por caminhos que à partida seriam impensáveis. Como estou neste momento a fazer uma coreografia de véu, que exige grandíssima elegância e leveza, senti a necessidade de voltar ao passado como que numa regressão às minhas raízes artísticas com o intuito de rever e corrigir toda a minha postura como bailarina e em palco. Sendo assim volvi até á minha tenra infância que foi marcada por seis anos consecutivos de Ballet Clássico… e reafirmo que efectivamente essa não é a minha praia. Depois de tanto “andar” de um lado para o outro com os pas de bourré, pas de chat, en tournée, etc apercebi-me mais uma vez que o Ballet é sem dúvida alguma fundamental para atingir excelência e eximia em qualquer estilo de dança como sendo a base e os pilares da nossa casa, para além de se revelar bastante útil para quem quer ensinar e coreografar. Se observarmos podemos concluir que o Ballet influenciou diversos estilos de dança com os seus movimentos - e suas variações, poses e deslocações em palco. Compreendemos também, ao analisar toda a História e evolução técnica que esta dança sofreu, que o Ballet é de longe, entre todos os estilos de dança, o que mais se destaca por ser extremamente académico. Tal organização técnica e terminológica apenas foi conseguida por alguns estilos que muito se inspiraram no seu academismo.




À Dança Oriental o Ballet trouxe uma certa ordem, técnica, nomenclatura e elegância a um estilo completamente descontraído, folclórico e tradicional. Foi em 1930 que o Ballet Russo entrou para a História da Raqs al Sharqi.




Neste post pretendo exactamente reunir todos os termos de Ballet usados na Dança Oriental.




A primeira abordagem sobre este tema recai sobre as posições básicas do Ballet e suas terminologias. Devo salientar antes de mais que todos os movimentos quando transpostos para a Dança Oriental sofrem pequenas ou mesmo grandes alterações. Aliás prefiro chamar-lhes adaptações.




Posições básicas do Ballet:

Posições e Passos:

- Plié (pronuncia-se pliê): Flexão dos joelhos ou do joelho. Pode ser feito em todas as posições de pés, sem tirar os calcanhares do chão.

-Demi-plié (pronuncia-se "demipliê"): Pode ser feito em todas as posições de pés. Os joelhos são semi-flectidos, sem tirar os calcanhares do chão.

-Tendu (pronuncia-se "tandi"): Uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora e os ilíacos ficam sempre em linha com os ombros.
-Arabesque: Uma perna é esticada atrás do corpo. A outra perna, pode ser esticada ou em plié. Os ombros e os ilíliacos devem estar virados para a frente.

-Passé (pronuncia-se "passê"): O pé passa pela perna de apoio até chegar á altura do joelho. Forma a posição do núnero quatro no ar. As duas pernas permanecem viradas para fora.
-Atitude (pronuncia-se "atitide"): Uma das pernas fica no ar, ligeiramente dobrada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontado para o lado). -Pirueta: Pode ser feita em várias posições, como no "passé", "arabesque" e "atitude". A perna de apoio deve estar firme para que o giro seja feito no lugar e sobre a ponta. Os braços e a cabeça ajudam a dar o impulso.

-Sissone: É um salto em que as duas pernas ficam abertas no ar, enquanto o corpo se desloca na direcção desejada. O impluso é feito apartir do demi-plié, e as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo. Pode ser feito para a frente ("en avant"), para trás ("en arrière") ou para o lado (à la second).

Termilogia do Ballet:
A

Adágio - Derivado do italiano- lentamente.

a) Qualquer dança ou combinação de passos feitos para uma música lenta;

b) Série de exercícios efectuados durante a aula com o intuito de desenvolver a graça, o equilibrio, noção harmónica e beleza das linhas;

c) Parte dos pas de deux clássicos dançados pela bailarina e seu partner. Chamado pelo franceses de Adage.
Allegro - Palavra italiana derivada do latim Alecer (vivaz).

a) Qualquer dança ou combinação de passos feitos para uma música de tempo rápido ou moderado;

b) Parte da aula que se segue ao Adágio;

Arabesque - (vêr posições e passos) Esta posição apresenta algumas variações, tais como:

1) O pé que sustenta o corpo pode estar rotalmente apoiado no chão, na meia ponta ou na ponta;
2) A perna que sustenta a pose pode estar ou não flectida;
3) A posição do corpo pode estar alongada (allongée)ou inclinada (penchée);
4) Também os braços sofrem alterações, sendo eles que determinam as qualificações dos arabesques.
B
Balancé ou Pas de Valse - Balançado. É um passo balançado em ritmo de valsa. O bailarino dá um passo ao lado com uma perna, trazendo a outra para trás desta, com o joelho meio dobrado e a meia ponta no chão; De seguida transfere o peso do corpo para a perna de trás e logo a seguir para a da frente novamente, e sem mudar a posição de ambas as pernas. Também pode ser feito cruzando a perna em frente ou dando um passo para a frente ou para trás.
Battement- Batida. Termo genérico que designa certos exercícios e movimentos da perna e do pé executados sob a forma de batidas.
Bourré, Pas de - É um passo de deslocação em geral com três movimentos das pernas, feitos em qualquer direcção.

C

Cambré ("Cambrê") - Arqueado. Dobrar o corpo a partir da cintura, para a frente, para trás ou para os lados.
Chainés ("Chainê") - Uma série de voltas rápidas em ponta ou demi-pointe feitos em linha recta denro de um círculo.
Chassé ("Chassê") - Um passo no qual um pé lateralmente caça o outro para fora da sua posição.

Coté, De ("Cotê") - Ao lado. Não é um passo; este termo, quando adicionado a outro passo ou exercício, significa que este deve ser executado ao lado.

Cou-de-pied - Peito do pé.

Coupé ("Coupê") - Um passo intermédio feito como preparação ou impulso para algum outro. Um pé corta o outro afastando-o e tomando o seu lugar.

Croisé - Cruzado. Uma das oito direcções do bailarino em relação ao palco e ao espaço circundante.

Croix, En - Em cruz. Fazer qualquer exercício en croix significa executá-lo emfrente, ao lado, atrás e de novo ao lado.

D

Deboulés - Rolar. Pequenos tours, em geral feitos em série, em que o bailarino executa pequenas voltas, transferindo o peso do corpo de uma perna para a outra. O mesmo que CHAINÉS.

Dedans, En - Para dentro. Indica que: (a) o movimento da perna é feito numa direcção circular de trás para a frente; (b) Uma pirueta é executada ao girar para o lad da pernade sustentação.

Degagé - Afastado. Posiçaõ em que o bailarino se encontra sobre uma perna, com a outra afastada,ponta esticada, em frente, ao lado ou atrás. O Degagé pode ser feito en térre , com a ponta tocando o chão, ou en l'air, com a perna levantada a meia ou grande altura.

Dehors, En - Para fora. Indica que: (a) o movimento da perna é feito em direcção circular da frente para trás: (b) uma pirueta é executada girando-se para o lado da perna que levanta do chão.

Demi - Meio, metade. Qualquer posição ou paso efectuado de maneira pequena ou pela metade.

Demi-Pointe - Meia ponta, ou seja, sobre a sola dos desdos dos pés.

Derriére - Atrás. Qualquer passo, exercícioou posição executados atrás, isto é, com a perna fazendo o movimentoatrás da outra ou então fechando atrás.

Dessous - Para trás.indica que o pé que trabalha passa atrás do pé de base.

Dessus - Para a frente. Indica que o pé que trabalha passa à frente do pé de base.

Devant - Em frente. Termo relacionado com qualquer passo ou exercício que é executado à frente, isto é, com a perna fazendo o movimento à frent da outra ou então fechando a perna à frente.

E

Ecarté- Separado. Uma posição do corpo, oblíqua ao público, na qual o braço e a perna estão estendidos no mesmo plano vertical e diagonal em relação ao resto do corpo. As outras posições do corpo são en face, croisé, ouvert (ou effacé).

Effacé - Uma posição do corpo em que o bailarino se encontra de lado para o público.

Enveloppé - Uma rotação do corpo para dentro sobre a perna de apoio enquanto a outra a envolve.

Enchainement - Encadeamento. Qualquer combinação de vários passos numa aula é um enchainement.

En face -De frente. Uma das direcções do corpo, quando o bailarino está de frente para o público.

G

Glissé - Escorregando ou deslizando.

M

Manége - Picadeiro, indica a forma em que o bailarino executa os tours, quando estes são feitos ao redor do palco como se circundasse um picadeiro imaginário.

Marché, Pas - Passo marchado ou andado. Um passo comum, feito com o pé esticado, colocando primeiro no chão a meia ponta em seguida o calcanhar.

P

Piqué - Neste passo deve-se colocar directamente a pointe ou demi-pointe do pé, que está em movimento, em qualquer direcção ou posição desejada, com o outro pé suspenso no ar.

Pirrouette - Pirueta. Uma volta inteira do corpo executada sobre uma perna (na ponta ou meia ponta), enquanto a outra está dobrada, com o pé em frente ao joelho da perna de sustentação. Quando a volta é feita para o lado da perna que levanta, a pirueta é en dehors; quando a volta é para o lado da perna de sustentação, a pirueta é en dedans.

Plié - (Vêr posições e passos).

Port de Bras - Movimento dos braços. É também um conjunto de exercícios realizados com o intuito de melhorar a postura e elegância do trabalho de braços.

Promenade, En - Indica que a bailarina roda vagarosamente sobre um pé sur place com um ligeiro movimento do calcanhar para o lado desejado mantendo a pose pretendida.

R

Relevé - Elevado. Uma elevação do corpo em pontas, meias-pontas, ponta ou meia-ponta.

Retiré - Uma posição naqual a da coxa é elevada de modo a que a ponta do pé ffique encostada levemente ao joelho.

S

Sous-Sous ou Sus-Sus - É um relevé na quinta posição. Os pés devem ficar bem juntos no momento de se elevar em pointes ou demi-pointes.

Spotting - Escolha de um ponto fixo durante a realização de voltas como a pirrouette ou o déboulés. Ao concretizar as voltas a bailarina deve escolher um ponto de referência na direcção para a qual se move e ao rodar deve sempre fixar esse mesmo ponto de referência sendo que a cabeça é sempre a última e a primeira a ir ao encontro dessa direcção enquanto o corpo completa a volta. Este movimento muito rápido de cabeça dá a impresação de que o rosto está sempre virado para a frente , evitando deste modo as tonturas.

T

Tombée - Termo usado para indicar que o corpo cai para a frente ou para trás na perna de movimento num demi-plié.

Tour - Volta. O mesmo que pirueta. Em geral as grandes piruetas são chamadas de tours. Por exemplo, pirrouette en attitude ou tour en attitude. Também as que são feitas em séries, como o tour piqué.

Tournant, En - Virando. Adicional aos passos que podem ser feitos com uma volta do corpo.

*COMO COMPLETMENTO DESTE POST ACONSELHO QUE ASSISTAM E ESTUDEM O DVD "BALLET FOR BELLYDANCERS WITH BRIANNA"

Maria*
P.S- Assim que encontrar mais alguma coisa interessante para colocar neste post, como por exemplo imagens ou outros termos, irei o fazer mas por agora é tudo o que tenho. Se quiserem contribuir já sabem que estão à vontade;)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...