Mariam Mendonça

Mariam Mendonça

Sobre o Blog

Este blog tem como objectivo principal a divulgação do meu percurso pela Dança Oriental tal como toda a sua cultura inerente. Visa também ser um ponto de encontro para todos os amantes desta dança. Aqui podem encontrar documentos de investigação, páginas sobre eventos, receitas Árabes, etc.

SEJAM BEM-VINDOS E PARTICIPEM

YALLAH!!!

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

"Solo de Percussão para Dança Oriental"

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011



Meninas e Meninos, aqui vai um texto que encontrei sobre os solos de percussão e a ligação existente entre tabla/bailarina. Eu juro que não andei a copiar as ideias de ninguém, e vice-versa, mas que este texto tem uma base pedagógica muito idêntica à do texto que eu mesma escrevi, ai isso tem (e por poucas palavras! Fantástico.)... Ou seja, só vem reforçar a ideia principal desse mesmo post e demonstrar que até aprendi bem a lição - o que me deixa muito orgulhosa do meu trabalho, pois nada me apraz mais do que saber que o conhecimento que aqui vos transmito é considerável. Não deixem de lêr o seguinte texto; embora ambos tenham uma linha de pensamento muito parecida, este que vos apresento, para além de reforçar ideias sob novos argumentos, acrescenta ainda determinados aspectos que são importantes ter em mente e que só um percussionista sabe explicar de forma exímia. Aqui vai:

"Solo de Percussão para Dança Oriental" - Por Américo Cardoso
O solo de percussão propriamente de tabla egipcia ou darabouka, constitui sempre um dos momentos importantes e ao mesmo tempo enriquecedor de um espectáculo de dança oriental.A cumplicidade entre o percussionista ou tabla e a bailarina é um requesito essêncial. O tabla ou percussionista tem de conheçer as capacidades da bailarina respeitante á sua forma de dançar, por sua vez a bailarina tem de conheçer o modo de tocar o tabla (percussionista) para além de requerer um conhecimento aprofundado dos ritmos.
Um forte sentido apurado da improvisação constitui uma caracteristica de ambas as partes - tabla/bailarina, tendo em atenção os seguintes factores:
O ritmo, mudança para outro ritmo,andamento e dinamica. São as caracteristicas essenciais de um solo de percussão - tabla egipcia ou darabouka.
O ritmo constitue o pilar essencial de qualquer estilo de dança, é com ele que assenta toda arquitectura do movimento.Na dança oriental o ritmo assume uma componente muito importante, quer seja no solo de percussão ou revestido por uma base melódica ao lado de instrumentos como úd (alaúde),nay (flauta), kanoun etc."

Não deixem de visitar o blog do Professor Américo Cardoso aqui têm o link: http://www.1001tambores.blogspot.com/
P.S. - NUNCA SE ESQUEÇAM QUE O SABER NÃO OCUPA LUGAR E QUE QUANDO JULGAM QUE JÁ NÃO HÁ MAIS NINGUÉM PARA VOS ENSINAR SURGE SEMPRE QUEM O FAÇA...MESMO QUE DANCE HÁ POUCO TEMPO! UMA BAILARINA/O DE SUCCESSO É A/O QUE GERE A SUA CARREIRA COM A INTELIGÊNCIA DO CORAÇÃO;)
Com o carinho do costume,
Maria de Mendonça;)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...